You Are Reading

Madrid Prepara-se para receber JMJ

Há pouco mais de dois anos terminava a última Jornada Mundial da Juventude (JMJ) em Sidney. No final de Julho daquele ano de 2008, na Missa de encerramento, o Papa anunciava qual seria a próxima sede da JMJ: “Espero ver-vos, novamente, daqui a três anos. A JMJ 2011 terá lugar em Madrid, Espanha”. Depois do esperado anúncio, centenas de jovens espanhóis, que tinham acorrido à Jornada australiana, saltavam e celebravam a atribuição junto ao estrado no qual se encontrava o Papa.

Jorge Boada, um jovem madrileno, era um dos que se encontravam junto ao estrado: “Estar em Sidney foi uma experiência incrível, gente de tantos países diferentes com os quais se tinha um entendimento imediato, a proximidade, o sentido de Igreja”, recorda emocionado.

Há alguns meses que o Jorge trabalha para a Secretaria Geral da JMJ. Agora está a experimentar a Jornada Mundial da Juventude a partir de outra perspectiva: a do anfitrião que não quer que nada saia mal. “Depois de ter vivido uma JMJ é um desafio tentar que os outros a possam viver da mesma maneira ou, inclusive, melhor”. O desafio é fazer ainda melhor do que a JMJ de Sidney.

Jovens de todo o mundo já estão a preparar os seus báculos para acudir a Madrid. Vários países tornaram públicas as suas previsões de participação: mais de 100.000 italianos, 50.000 polacos, 70.000 franceses ou os mais de 25.000 que se esperam a partir dos E.U.A..

Provenientes de países menos favorecidos economicamente, há jovens que necessitam da ajuda de outros para vir à JMJ. No próximo dia 21 começará uma campanha para que qualquer pessoa possa colaborar com um donativo para fazer crescer o Fundo de Solidariedade. Os contributos poderão ser efectuados a partir do telefone móvel escrevendo a palavra JMJ num SMS que se deve enviar ao número 28004. Desta maneira far-se-á oferta de 1,20? que serão destinados integramente ao Fundo de Solidariedade da JMJ se a mensagem se enviar a partir de números espanhóis das companhias Vodafone, Orange ou Movistar.

Para recordar a abertura dessa conta, deu-se início a uma nova campanha com a difusão de anúncios de 30 segundos. Esta acção torna a sublinhar a necessidade de se inscrever quanto antes para colaborar com o Fundo de Solidariedade, depois da campanha de inscrições lançada em Julho.
“Um ano passa a voar” é o lema da nova campanha pela qual se motiva os jovens de todo o mundo a inscrever-se na JMJ de Madrid. Os anúncios serão distribuídos, sobretudo, através da Internet mediante banners e vídeos. Esta acção também recordará aos jovens a fugacidade do tempo através de outros meios como a imprensa, a rádio e a televisão.

Gabriel González-Andrío, director de Marketing da JMJ Madrid 2011, explica que “se trata de uma campanha para a Internet e com a presença na televisão; é um guião dirigido à gente jovem com uma mensagem universal na qual buscamos transmitir a rapidez com que passa um ano”.

E que encontrarão os jovens em Madrid? A edição de Madrid será uma JMJ eminentemente urbana. Os principais actos da celebração realizar-se-ão no centro de Madrid. As imediações da praça de Cibeles serão o espaço que acolherá os actos que contam com a maior assistência de público: a missa inaugural, as boas-vindas ao Papa e a celebração da Via Crucis. No sábado 20 de Agosto, os participantes deslocar-se-ão ao aeródromo de Cuatro Vientos, um histórico empreendimento – o primeiro aeroporto construído em Espanha -, que precisamente cumprirá 100 anos em 2011. Aos que passarem a noite no aeródromo o Sol despertá-los-á por volta das 7.30, hora em que amanhece por estas bandas.

Foi precisamente Cuatro Vientos que acolheu em Maio de 2003 um dos actos principais da última visita do Papa João Paulo II a Espanha. Mais de 250.000 pessoas puderam escutar o anterior Papa dizer: “Sou um jovem de 83 anos”.

Desta vez, o encontro com o Papa será em Agosto, un mês habitualmente quente em Madrid. Nos últimos anos as médias diárias em meados deste mês oscilam entre os 26 e os 30ºC. As noites dão um descanso aos habitantes da cidade baixando até aos 20ºC.

Entretanto a Cruz da juventude continua a peregrinar pelas distintas dioceses espanholas. Depois da sua passagem pelas regiões de Madrid, Canárias, La Rioja, Catalunha, Murcia e Galiza, o vizinho Portugal tomou-a durante o mês de Agosto. No regresso, em Setembro, Navarra será a primeira das comunidades que a acolherá até que presida aos actos da JMJ de Madrid no Verão que aí vem.

Dentro de exactamente um ano as ruas de Madrid vão encher-se de jovens chegados de todas as partes do mundo para protagonizar um dos acontecimentos mais populosos do planeta, cujo objectivo é, paradoxalmente, um encontro pessoal com Jesus Cristo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

 
Copyright 2010 Blog Man